O Globo – Milhares de fiéis abandonaram uma igreja luterana na Finlândia após o arcebispo afirmar “com todo seu coração” que concorda com a legalização do casamento de pessoas do mesmo sexo.

De acordo com notícias locais, entre a votação na sexta-feira e a meia-noite de sábado, cerca de 8 mil pessoas assinaram suas resignações da Igreja usando um sistema on-line. Cada pessoa que se desliga da comunidade religiosa também deixa de ter o compromisso de pagar uma taxa para a igreja, o que constitui a principal fonte de renda da entidade luterana.

Comentários deixados pelos fieis no site sugerem que uma parcela considerável dos desligamentos foram devido aos comentários feitos pelo Arcebispo da Finlândia, Kari Makinen.

Makinen, disse nesta sexta-feira que apoia a decisão de legalizar o casamento de pessoas do mesmo sexo e que vai ver casais de gays e lésbicas na Finlândia serem capaz de se casar, adotar filhos e compartilhar o mesmo sobrenome, mas que acredita que isto vai demorar algum tempo para vigorar. Os primeiros casamentos gays são esperados para ocorrer em 2017.

— Eu sei o quanto este dia significa para a comunidade gay, os seus entes queridos e muitos outros. Alegro-me com todo o meu coração para eles e com eles. Falando por mim, eu acho que é hora de reconsiderar. O evento será realizado a partir do ponto de vista de princípios próprios da igreja — teria afirmado Makinen na ocasião.

Fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/religiao/fieis-abandonam-igreja-luterana-apos-arcebispo-apoiar-casamento-entre-pessoas-do-mesmo-sexo-14715235#ixzz3N8D4rJ22

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*