Sala de Imprensa da Santa Sé confirmou na manhã desta quinta-feira (16/04), as datas da viagem do Papa à América Latina, em julho deste ano.

A visita de Francisco incluirá três países, acolhendo o convite dos presidentes e dos episcopados locais: Equador, de 6 a 8 de julho; Bolívia, de 8 a 10; e Paraguai, de 10 a 12.

De acordo com a Sala de Imprensa da Santa Sé, o programa completo da viagem será divulgado em breve.

Assim, o Pontífice regressará pela segunda vez ao seu continente. A primeira foi em 2013, ao Brasil, para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Na ocasião, visitou também o Santuário Nacional, em Aparecida.

Em 2016, está prevista outra viagem à América Latina, quando visitará – entre outras etapas – sua terra natal.

ATUALIZAÇÃO:

“O Papa levou em consideração a ideia de realizar uma etapa em Cuba por ocasião da sua próxima viagem aos Estados Unidos”: palavras do Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, respondendo aos jornalistas depois das indiscrições publicadas pelo jornal The Wall Street Journal.

Todavia, acrescentou Pe. Lombardi, os contatos com as autoridades do país ainda estão num estágio demasiado inicial para que hoje se possa falar desta etapa como uma “decisão tomada e um projeto operativo”.

O Papa Francisco irá aos Estados Unidos na segunda quinzena de setembro para participar do Encontro Mundial das Famílias, na cidade de Filadélfia. Antes, porém, o Pontífice passará por Washington, para se encontrar com o Presidente Barack Obama e discursar no Congresso estadunidense, e por Nova Iorque, para um pronunciamento na sede das Nações Unidas.

Reaproximação

Francisco e a Santa Sé tiveram um papel decisivo na reaproximação entre Estados Unidos e Cuba. O Secretário de Estado, Card. Pietro Parolin, participou nos dias passados da reunião da Organização dos Estados Americanos, no Panamá – ocasião em que Obama e Raul Castro se encontraram.

Além disso, o Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Beniamino Stella, que foi Núncio em Cuba, visitará a ilha de 22 a 28 de abril. Este ano, Cuba e Santa Sé celebram 80 anos de relações diplomáticas. 

Fonte: http://www.news.va/pt/news/papa-pode-incluir-etapa-em-cuba-durante-visita-aos

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*