Nesta semana, o Programa Inglês da Rádio Vaticano publicou os números da análise solicitada ao Instituto Datalytics sobre os números de tuítes da Europa, América do Norte e do Sul enviados durante a missa na Praça de São Pedro, no dia 27 de abril, domingo da Canonização dos dois Papas João XXIII e João Paulo II, presidida pelo Papa Francisco e concelebrada pelo Papa Emérito Bento XVI.
De acordo com a análise, 104.000 mensagens em vários idiomas foram enviadas entre 26 a 28 de abril usando as hashtags oficiais “#2popesaints” e a versão em italiano “#2papisanti.”

Os tuítes sobre a canonização chegaram a 19.500 no momento em que o Papa Francisco pronunciou a fórmula, elevando os dois amados papas à santidade.
Setenta mil (70.000) tuítes vieram dos EUA, Canadá e Europa, enquanto 27.000 vieram da América do Sul, grande parte da Argentina. Os outros tuítes foram feitos ao redor do mundo.


Davide Feltoni Gurini, fundador do Datalytics, disse à Rádio Vaticano que a maioria dos tuítes sobre o evento, que atraiu mais de um milhão de fiéis a Roma, foram positivos. O Papa João Paulo II, cujo papado durou quase 27 anos e o fez conhecido e amado por gerações de jovens e idosos, gerou 10.900 tuítes a 7.150 tuítes de João XXIII em língua italiana.
Segundo os resultados, 51% das pessoas tuitando sobre a canonização eram do sexo masculino, enquanto 49% eram do sexo feminino. Setenta por cento (70%) dos tuítes foram feitos através de um dispositivo móvel, possivelmente pelos usuários que estavam presentes em Roma.

O Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e as contas da assessoria de Imprensa Vaticano foram os mais ativos durante o evento, gerando mais re-tuítes no idioma Inglês com a hashtag # 2popesaints “.
Uma das fotos mais compartilhadas no dia do evento foi a de um tuíte de “@ vaticano_news” dando uma visão panorâmica espetacular do alto colunata de Bernini da Praça São Pedro. Outro tuíte popular, que fez muito sucesso, foi uma brincadeira com a famosa capa dos Beatles do álbum Abbey Road, onde em uma montagem, foram colocadas as figuras de São João XXIII, São João Paulo II, o Papa Emérito Bento XVI e o Papa Francisco atravessando a faixa de pedestres.
Além das contas oficiais do twitter para a canonização, as hashtags mais populares foram #canonização, #santificação, #santos, #roma, #popefrancis e #papisanti.
Feltoni Gurini diz que as palavras-chave usadas com mais frequência tuitadas em torno da canonização foram “fragmento de pele”, referindo-se à relíquia do Papa João XXIII, e “ampola”, que continha uma amostra de sangue do Papa João Paulo II.

Fonte: http://www.news.va/pt/news/chegaram-os-numeros-da-analise-das-redes-sociais-d

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*