Cidade do Vaticano (RV) – Um novo encontro entre Francisco e o Papa emérito, desta vez para celebrar a abertura do Jubileu da Misericórdia. Foi o que aconteceu na manhã desta terça-feira (8/12), durante a Solenidade da Imaculada Conceição, na Basílica de São Pedro. Pouco antes de abrir a Porta Santa, o Papa Francisco saudou Bento XVI, que o aguardava ao lado da Porta Santa. Após o rito de abertura e depois do Papa Francisco, com auxílio, Bento XVI subiu os dois degraus e foi o segundo a atravessar a Porta Santa.

Oitavo encontro

Com o encontro desta terça-feira, Francisco e Bento XVI encontraram-se publicamente oito vezes.

O primeiro – histórico – foi em Castel Gandolfo, no dia 23 de março de 2013, quando Bento XVI e Francisco rezaram juntos por alguns momentos.

Depois disso, em 5 de julho de 2013, Bento XVI apareceu novamente ao lado de Francisco durante a inauguração de um monumento a São Miguel, nos Jardins Vaticanos.

Em 22 de fevereiro de 2014, durante o consistório para a criação de novos cardeais, a Basílica Vaticana teve pela primeira vez na história a presença de dois papas.

Ratzinger voltaria a encontrar o público – e Bergoglio – em 27 de abril de 2014, quando da canonização de São João Paulo II e São João XXIII, na Praça São Pedro.

Dois meses mais tarde, em 28 de setembro, a convite de Francisco, Bento XVI voltou à Praça São Pedro, onde participou do encontro com a terceira idade. O Papa emérito aparecera bem disposto, apesar de caminhar muito devagar e com a ajuda de uma bengala.

Sempre a convite do Papa Francisco, Bento XVI esteve novamente na Praça São Pedro em 19 de outubro de 2014, quando concelebrou o rito de beatificação do Papa Paulo VI.

Em 2015, Bento XVI voltou à Basílica de São Pedro, onde participou do consistório no qual Francisco criou 20 novos cardeais em 14 de fevereiro

Fonte: http://www.news.va/pt/news/bento-xvi-atravessa-a-porta-santa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*