O mais jovem da Espanha, bispo de Solsona,  Dom Xavier Novell, pediu aos fiéis, especialmente as mulheres, para vestirem-se com mais decência para assistir à missa.

O bispo de Solsona justifica que não é apropriado ir com “roupas curtas” para a Igreja que é um lugar sagrado. Esse pedido do bispo foi reiterado várias vezes.  Inclusive durante a celebração de uma Santa Missa em que foi celebrado o sacramento da Crisma. Nesta ocasião, três das meninas que receberam o sacramento foram vestidas com minissaia, por isso, o Bispo, no final da Eucaristia falou-as (particularmente) o quão inadequada é aquela forma de se vestir.

Nesse sentido, Dom Xavier Novell lamentou profundamente que ao contrário de outros países, onde  é dito claramente como se pode entrar na igreja e para evitar vestir-se “como se estivesse na praia ou algo do tipo ” em muitos lugares do mundo os católicos não são instruídos, pois ninguém ousa dizer isso por puro respeito humano.

 “Não nos atrevemos a dizer isso (na Espanha), pois se  fizermos tal correção”… “somos associados a Espanha Franquista (época de repressão politica na Espanha)”

Em resposta a essa situação, o bispo propõe como projeto catequético ” Fazer-se entender com pedagogia e delicadeza” , mostrando assim a importância de se vestir modestamente, especialmente para assistir a uma celebração eucarística.

As afirmações do nobre bispo são ainda mais que relevantes se considerarmos que La Real Academia de la Lengua (academia que possuí a tutela oficial da língua castelhana) define a palavra pudor como modéstia e moderação, e como sinônimo de decoro,  que por sua vez, significa “reverência devida a uma pessoa por nascimento ou dignidade”. Sendo assim, podemos falar que as definições propostas por Dom Novell não são apenas um julgo pessoal, mas um consenso e um conceito amplamente difundido na cultura de seu povo, embora ninguém ouse apresenta-lo.

Não é a primeira vez  Dom Novell adverte do respeito e reverência que deve-se ir  à igreja. Ele tem abordado esse assunto e repetidamente exortado os fiéis a  “cobrirem-se”  quando acredita que não estão com vestes adequadas.

Dom Novell menciona que certa vez em outra Crisma, “onde tinha três garotas com decotes grandes disse: “Escutem, por que não colocam um agasalho leve? E, de fato, elas colocaram e não houve problema algum. Os fiéis ao verem isso, agradecem”, disse o bispo.

É bem verdade que Nosso Senhor conhece-nos completamente, inclusive sem roupas, contudo a atitude de Dom Xavier é compreensível e urgente quando enxergamos a questão através do prisma da caridade, pois roupas curtas podem dispersar e gerar pensamentos maliciosos nos irmãos durante a celebração eucarística.

Os conselhos do bispo tem gerado reflexão em muitos fiéis, entre eles a jovem designer Católica Helena Machin, que trabalha para grandes clientes na cidade de Londres. Essa exortação do bispo fez-a alem de segui-los, incentivar as demais mulheres a vestirem-se decentemente.

Dom Novell  vê nessa negligência catequética a possibilidade de ajudar de modo especial as mulheres: “Eu quero investir algum do meu tempo e amor (…) para permiti-las abraçar a feminilidade com roupas atrativas e modestas, porque isso as ajudará a  alcançar o potencial que Deus as deu”, disse ele.

MADRID, 11 Jul. 12 / 04:17 am (ACI/EWTN Noticias).-

Fonte: http://www.aciprensa.com/noticias/obispo-mas-joven-de-espana-pide-a-mujeres-vestir-con-decoro-en-misa/#.Uwu_Aj1dWd2

12 Responses

  1. terezinha M de jesus

    e muito bom saber se vestir ao ir para a santa missa, e em outro momentos, parábens ao  BISPO por esta atitude!!!!

    Responder
  2. Citharoedus Romano

    Bispo cheio de razão ! É uma vergonha o que se vê hoje nos templos católicos ! Muitos que lá entram – mesmo na hora da Missa !- não têm o mínimo respeito por Cristo, Nosso Senhor ! Confundem o templo com o “café” ou a lanchonete…! Conversam em voz alta, vão vestidos como se estivessem numa praia…! ABOMINÁVEL !

    Responder
    • LUIZ CARLOS GOMES GOMES

      É vou solicitar uma visita dele ao Brasil, principalmente para dar uma olhadinha de como os sacerdotes se vestem ( Principalmente um certo apresentador de um programa da Rede de TV Aparecida ), ele vai rasgar a batina de raiva… Paz e bem

      Responder
      • Elizabeth

        Isso mesmo os sacerdotes são os primeiros que dar o exemplo!

  3. Carmen Lucia

    LUIZ CARLOS GOMES GOMES
    06/11/2014
    É vou solicitar uma visita dele ao Brasil, principalmente para dar uma olhadinha de como os sacerdotes se vestem ( Principalmente um certo apresentador de um programa da Rede de TV Aparecida ), ele vai rasgar a batina de raiva… Paz e bem

    Responder
  4. Nidia

    Faria melhor em ir de encontro dos pobres, em vez de ficar olhando as mulheres.
    o que Deus ve é o que está dentro do coração.Ele não obedece o Papa? Mais Amor e menos moralismo.

    Responder
    • Pamella

      Concordo com com você, Nidia. E tem mais, desde quando roupa define caráter? Existem mulheres que se vestem como se fossem para a congregaçāo, nāo tem caráter e vergonha na cara, além de julgar pra caramba.

      Responder
  5. maria angela

    Concordo plenamente com o Bispo, mas como toda regra existe exceção. Sou da equipe de acolhida de minha comunidade , e um dia uma jovem perguntou-me se poderia assistir a missa de short pois esteve com a avó doente, e não teve tempo de ir em casa trocar de roupa. Falei para ela que não era adequado, mas Deus conhece todas as coisas e o motivo que teve. Mas creio que isto já deve ser ensinado desde a catequese, porque vejo crianças irem ao catecismo com shorts tão curtos que a gente até duvida que é um short.

    Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*